QUEM SOMOS

O grupo Gatinhos Pedra da Cebola comecou seu trabalho no Parque Padra da Cebola em Março de 2018. Não temos um abrigo, então resolvemos usar o método CED – Captura, Esterilização e Devolução para diminuir o aumento da população de gatos ferais no Parque Pedra da Cebola (Vitória/ES). Até hoje já castramos 70 gatinhos com esse método. Todos eles são acompanhados e alimentados diariamente lá no parque. A castração evita a reprodução e também as brigas, por isso é tão importante! Infelizmente por eles serem bem ariscos e espertos, fica cada vez mais dificil capturar algum para castrar, mas aos poucos vamos conseguindo!

Gatinhos Pedra da Cebola é um projeto voluntário sem apoio financeiro do poder público e está sendo financiado exclusivamente por doações privadas bem como muito trabalho voluntário. Precisamos da sua ajuda pra continuar o nosso trabalho. Apadrinhe um gatinho de rua ou doe ração!

COMO TRABALHAMOS

 
Castracao-da Amy_Gatinhos-Pedra-da-Cebol
 CAPTURA, ESTERILIZAÇÃO & DEVOLUÇÃO 

O método CED: captura, esterilização e devolução é um método seguro e eficaz de controlar populações de gatos ferais urbanos. A captura está sendo realizada com armadilhas apropriadas e seguras. Sempre fazemos uma avaliação geral da saúde do gato e, quando necessário, ele é medicado e observado por algum tempo. Depois da esterilização, o gato é alimentado e solto cerca de 24 horas após a cirurgia. Fazemos um pequeno corte na orelha dos gatos castrados, um método seguro, não doloroso e mundialmente reconhecido para fins de identificação. A marcação ajuda a evitar futuras recapturas e cirurgias desnecessárias.

O CED oferece uma série de vantagens tanto para os gatos do parque como para a comunidade local. A castração interrompe o ciclo reprodutivo e melhora a qualidade de vida dos animais. Não haverá mais ninhadas e a população de gatos diminui com o tempo. Uma colônia mais saudável e menos visível. 

Retirar os gatinhos do local e colocá-los para adoção seria uma melhor solução. No entanto, não somos um abrigo, não temos espaços seguros para abrigar gatinhos capturados e todos os abrigos estão superlotados. O método CED é o único método com sucesso comprovado a longo prazo na redução das populações de gatos ferais.

Alimentacao_Gatinhos-Pedra-da-Cebola_01.
 ACOMPANHAMENTO & ALIMENTAÇÃO 

O acompanhamento através da alimentação regular dos gatos do parque garante o controle de saúde dos animais já castrados e nos permite a aproximação aos outros gatos ferais pra captura. Além disso nos permite fornecer cuidados médicos (caso necessário), previne a transmissão de doenças e diminui a predação da fauna selvagem (principalmente aves nativas e pequenos mamíferos, como os marsupiais).

A alimentação serve como método de aproximação e se possível, gatos dóceis, na maioria das vezes filhotes, são retirados do local e cuidados em lar temporário até a adoção. Além disso o acompanhamento dos gatos do parque nos oferece um melhor entendimento da colônia local e permite a identificação da presença de gatos recém abandonados. Lembrando que o abandono de animais é crime definido por lei (artigo 32 da lei 9.605/98) e será denunciado às autoridades competentes!

A alimentação está sendo realizada por uma equipe de voluntários com apoio de moradores locais. Gastamos em torno de 70-100 kg de ração por mês! Se você quiser e puder ajudar com este trabalho entre em contato ou faça uma doação de ração em um dos nossos pontos de coleta.

Feira-de-Adocao_02.jpg
 FEIRAS DE ADOÇÃO 

Como vocês já sabem, não somos um abrigo e não temos o espaço adequado para abrigar animais resgatados até a adoção permanente por uma pessoa responsável. Em conjunto com nossos parceiros incríveis e o apoio da prefeitura de Vitória organizamos feiras de adoção dentro do Parque Pedra da Cebola. As feiras permitem possíveis adotantes conhecer os gatinhos disponíveis para adoção, aproxima o projeto da comminudade local e nos dá a oportunidade de coletar doações para dar continuiade às nossas ações.

A primeira feirinha de adoção aconteceu em Julho 2018 e foi um sucesso. Cinco gatinhos conseguiram uma família na feirinha e foram embora muito bem amparados. Se você não pode adotar, estaremos também recebendo doações. Precisamos muito de ração, principalmente para filhotes e areia!
Aviso importante: Por causa da pandamia cancelamos todas as feirinhas de adoção em 2020/2021. Só mantivemos o acompanhamento dos gatos no parque, a alimentação e as castrações para evitar toda e qualquer forma de contágio. Esperamos retomar as feiras depois da pandemia passar. 

 

Equipe e Parceiros

Bárbara Alves

Administradora

Sou responsável pelos resgates dos gatinhos, idas ao veterinário para consultas e castrações, organização das nossas feirinhas de adoção, coleta de doações, contato com os adotantes e gerenciamento dos perfis no Instagram do grupo e também do bazar. Além disso, auxilio nos cuidados dos gatinhos que estão em lar temporário com o grupo.

Instagram-logo.jpg
Manuela Stein

Administradora / Cat Sitter

Sou responsável pela socialização dos gatinhos resgatados e conscientização sobre bem estar felino. Desenvolvo o projeto do grupo em parceria com a Melvi (Espaço Melvicats).

Instagram-logo.jpg
Fernanda Braga

Alimentação

Auxilio na alimentação e cuidados dos gatos que estão em lar temporário com o grupo.

Instagram-logo.jpg
Fernando Furtado

Alimentação

Sou responsável pela alimentação e cuidados dos gatos do Parque.

Instagram-logo.jpg
Alípia Guerini

Administradora

Sou responsável pela tesouraria do grupo, adoção em parceria com a Petz e contato com fornecedores e adotantes. Auxilio na gerência do Instagram e sou uma das organizadoras das nossas feirinhas de adoção.

Instagram-logo.jpg
Vanessa Tavares

Administradora

Sou responsável pelos resgates dos gatinhos, idas ao veterinário para consultas e castrações, coleta de doações, organização das nossas feirinhas de adoção e contato com os adotantes. Além disso, auxilio nos cuidados dos gatinhos que estão em lar temporário com o grupo.

Instagram-logo.jpg
Heudes Júnior

Alimentação

Auxilio na alimentação e cuidados dos gatos que estão em lar temporário com o grupo.

Instagram-logo.jpg
Ilka Westermeyer

Designer de Web

Minhas especialidades são marketing online, SEO e web design para ONGs. Eu fiz o site do projeto Gatinhos Pedra da Cebola. Além disso, eu ajudo na comunicação e no desenvolvimento de campanhas online. Sou mãe de duas felvinhas resgatadas, uma tricolor cheia de personalidade e uma siamesinha sem rabo.

Instagram-logo.jpg
Ingrid Moraes

Alimentação

Sou responsável pelos posts interativos do Instagram e auxilio na alimentação e cuidados dos gatos que estão em lar temporário com o grupo.

Instagram-logo.jpg
Januária Lino

Alimentação

Sou responsável pela alimentação e cuidados dos gatos do Parque.

Instagram-logo.jpg

Visitar o Parque

 

Parque Pedra da Cebola está localizado no município de Vitória (Espírito Santo), entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia. A origem do nome vem de uma pedra desenhada pela natureza no formato de uma grande cebola. O parque conta com uma vegetação típica de restinga e apresenta uma boa estrutura para atender o público. É possível visitar o espaço cultural, fazer piquenique com a família e, claro, visitar os gatinhos que habitam o Parque Pedra da Cebola.