

QUEM SOMOS
O grupo Gatinhos Pedra da Cebola comecou seu trabalho no Parque Padra da Cebola em Março de 2018. Não temos um abrigo, então resolvemos usar o método CED – Captura, Esterilização e Devolução para diminuir o aumento da população de gatos ferais no Parque Pedra da Cebola (Vitória/ES). Até hoje já castramos 70 gatinhos com esse método. Todos eles são acompanhados e alimentados diariamente lá no parque. A castração evita a reprodução e também as brigas, por isso é tão importante! Infelizmente por eles serem bem ariscos e espertos, fica cada vez mais dificil capturar algum para castrar, mas aos poucos vamos conseguindo!
Gatinhos Pedra da Cebola é um projeto voluntário sem apoio financeiro do poder público e está sendo financiado exclusivamente por doações privadas bem como muito trabalho voluntário. Precisamos da sua ajuda pra continuar o nosso trabalho. Apadrinhe um gatinho de rua ou doe ração!

COMO TRABALHAMOS


CAPTURA, ESTERILIZAÇÃO & DEVOLUÇÃO
O método CED: captura, esterilização e devolução é um método seguro e eficaz de controlar populações de gatos ferais urbanos. A captura está sendo realizada com armadilhas apropriadas e seguras. Sempre fazemos uma avaliação geral da saúde do gato e, quando necessário, ele é medicado e observado por algum tempo. Depois da esterilização, o gato é alimentado e solto cerca de 24 horas após a cirurgia. Fazemos um pequeno corte na orelha dos gatos castrados, um método seguro, não doloroso e mundialmente reconhecido para fins de identificação. A marcação ajuda a evitar futuras recapturas e cirurgias desnecessárias.
O CED oferece uma série de vantagens tanto para os gatos do parque como para a comunidade local. A castração interrompe o ciclo reprodutivo e melhora a qualidade de vida dos animais. Não haverá mais ninhadas e a população de gatos diminui com o tempo. Uma colônia mais saudável e menos visível.
Retirar os gatinhos do local e colocá-los para adoção seria uma melhor solução. No entanto, não somos um abrigo, não temos espaços seguros para abrigar gatinhos capturados e todos os abrigos estão superlotados. O método CED é o único método com sucesso comprovado a longo prazo na redução das populações de gatos ferais.

ACOMPANHAMENTO & ALIMENTAÇÃO
O acompanhamento através da alimentação regular dos gatos do parque garante o controle de saúde dos animais já castrados e nos permite a aproximação aos outros gatos ferais pra captura. Além disso nos permite fornecer cuidados médicos (caso necessário), previne a transmissão de doenças e diminui a predação da fauna selvagem (principalmente aves nativas e pequenos mamíferos, como os marsupiais).
A alimentação serve como método de aproximação e se possível, gatos dóceis, na maioria das vezes filhotes, são retirados do local e cuidados em lar temporário até a adoção. Além disso o acompanhamento dos gatos do parque nos oferece um melhor entendimento da colônia local e permite a identificação da presença de gatos recém abandonados. Lembrando que o abandono de animais é crime definido por lei (artigo 32 da lei 9.605/98) e será denunciado às autoridades competentes!
A alimentação está sendo realizada por uma equipe de voluntários com apoio de moradores locais. Gastamos em torno de 70-100 kg de ração por mês! Se você quiser e puder ajudar com este trabalho entre em contato ou faça uma doação de ração em um dos nossos pontos de coleta.


FEIRAS DE ADOÇÃO
Como vocês já sabem, não somos um abrigo e não temos o espaço adequado para abrigar animais resgatados até a adoção permanente por uma pessoa responsável. Em conjunto com nossos parceiros incríveis e o apoio da prefeitura de Vitória organizamos feiras de adoção dentro do Parque Pedra da Cebola. As feiras permitem possíveis adotantes conhecer os gatinhos disponíveis para adoção, aproxima o projeto da comminudade local e nos dá a oportunidade de coletar doações para dar continuiade às nossas ações.
A primeira feirinha de adoção aconteceu em Julho 2018 e foi um sucesso. Cinco gatinhos conseguiram uma família na feirinha e foram embora muito bem amparados. Se você não pode adotar, estaremos também recebendo doações. Precisamos muito de ração, principalmente para filhotes e areia!
Aviso importante: Por causa da pandamia cancelamos todas as feirinhas de adoção em 2020/2021. Só mantivemos o acompanhamento dos gatos no parque, a alimentação e as castrações para evitar toda e qualquer forma de contágio. Esperamos retomar as feiras depois da pandemia passar.

Equipe e Parceiros

Bárbara Alves
Administradora
Sou responsável pelos resgates dos gatinhos, idas ao veterinário para consultas e castrações, organização das nossas feirinhas de adoção, coleta de doações, contato com os adotantes e gerenciamento dos perfis no Instagram do grupo e também do bazar. Além disso, auxilio nos cuidados dos gatinhos que estão em lar temporário com o grupo.


Manuela Stein
Administradora / Cat Sitter
Sou responsável pela socialização dos gatinhos resgatados e conscientização sobre bem estar felino. Desenvolvo o projeto do grupo em parceria com a Melvi (Espaço Melvicats).


Fernanda Braga
Alimentação
Auxilio na alimentação e cuidados dos gatos que estão em lar temporário com o grupo.


Fernando Furtado
Alimentação
Sou responsável pela alimentação e cuidados dos gatos do Parque.


Alípia Guerini
Administradora
Sou responsável pela tesouraria do grupo, adoção em parceria com a Petz e contato com fornecedores e adotantes. Auxilio na gerência do Instagram e sou uma das organizadoras das nossas feirinhas de adoção.


Vanessa Tavares
Administradora
Sou responsável pelos resgates dos gatinhos, idas ao veterinário para consultas e castrações, coleta de doações, organização das nossas feirinhas de adoção e contato com os adotantes. Além disso, auxilio nos cuidados dos gatinhos que estão em lar temporário com o grupo.


Heudes Júnior
Alimentação
Auxilio na alimentação e cuidados dos gatos que estão em lar temporário com o grupo.


Ilka Westermeyer
Designer de Web
Minhas especialidades são marketing online, SEO e web design para ONGs. Eu fiz o site do projeto Gatinhos Pedra da Cebola. Além disso, eu ajudo na comunicação e no desenvolvimento de campanhas online. Sou mãe de duas felvinhas resgatadas, uma tricolor cheia de personalidade e uma siamesinha sem rabo.


Ingrid Moraes
Alimentação
Sou responsável pelos posts interativos do Instagram e auxilio na alimentação e cuidados dos gatos que estão em lar temporário com o grupo.


Januária Lino
Alimentação
Sou responsável pela alimentação e cuidados dos gatos do Parque.




Visitar o Parque
O Parque Pedra da Cebola está localizado no município de Vitória (Espírito Santo), entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia. A origem do nome vem de uma pedra desenhada pela natureza no formato de uma grande cebola. O parque conta com uma vegetação típica de restinga e apresenta uma boa estrutura para atender o público. É possível visitar o espaço cultural, fazer piquenique com a família e, claro, visitar os gatinhos que habitam o Parque Pedra da Cebola.